domingo, 8 de agosto de 2010

Bíblia - Um resumo de sua Formação - Parte III

Eu falei que ia falar do Novo Testamento, mas não vou não. Por enquanto não.
Tem coisa bem básica pra falar sobre manuscritos do Antigo Testamento, lembrando que não temos originais, temos só cópias.
Escribas profissionais no judaísmo se conhece após o exílio babilonico (538aC), conhecidos como soferins.
Trabalho de escrever à mão os textos sagrados eram muito rigorosos, o que se percebe com os manuscritos do séc 7 ao 10 de nossa era com os "massoretas" (do hebraico significa tradição), os quais tinham a função de copiar os textos sagrados para adoração pública.
Em 1947, foram descobertos rolos em uma caverna perto do Mar Morto, através de um jovem árabe que perseguia uma cabra nas grutas. Aproximadamente 930 fragmentos de manuscritos hebraicos, aramaicos e gregos foram encontrados em onze cavernas em Qumran, datando de 250 a.C. ao século I da Era Cristã.
Destes, existem fragmentos dos livros do antigo testamento e um texto inteiro de Isaías, que comparados com o texto dos massoretas, teem poucas diferenças textuais, de acordo com estudiosos como por exemplo, Millar Burrows.
Existe uma versão da Bíblia Hebraica feita para judeus que falavam o grego no Egito, a Septuaginta, nome dado por ter sido traduzida do hebraico para o grego por 70 ou 72tradutores (250 a 150 aC), a pedido do rei Ptolomeu II, para a biblioteca de Alexandria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário